man opening his arms wide open on snow covered cliff with view of mountains during daytime
man opening his arms wide open on snow covered cliff with view of mountains during daytime

Compromisso com Jesus

Compromisso com Jesus

A atual geração de cristãos surgiu acreditando que é possível “aceitar” Jesus Cristo como seu salvador pessoal sem precisar abandonar o modo de viver e as prioridades do mundo.

Creem que podem garantir a vida eterna e ao mesmo tempo aproveitar tudo que esta vida oferece.

Foram enganados por uma mensagem com um apelo irresistível.

Foi lhes oferecido um futuro eterno no céu e, ao mesmo tempo, um presente glorioso na terra.

A maioria dessas pessoas até possui uma relativa compreensão dos ensinos bíblicos, mas não conseguem entender as demandas e implicações que Deus exige delas.

Foram ensinadas a viver um arremedo do Evangelho e, com isso, tornaram-se inclinadas a fazer muitas concessões, especialmente no que diz respeito a alguns aspectos de ordem moral e do politicamente correto.

Iludidas por líderes vazios de conteúdo e de autoridade espiritual, cresceram achando que a jornada com Jesus é uma caminhada exclusivamente sem sobressaltos, em direção às águas tranquilas, esquecendo-se, todavia, de que a vida é repleta de vales de sombra e morte.

No que diz respeito a seguir Jesus, não existe meio tom.
Ou você é um seguidor dele, absolutamente comprometido com os valores do Reino, ou você não tem nada com a ver com ele, ainda que frequente, tenha uma história ou algum cargo em uma igreja.
Seguir a Jesus em um mundo que deu as costas para Deus, onde a injustiça impera, o amor está esfriando e a moral é relativa, exige muito mais do que o tipo de “cristianismo” que se vive hoje.

A maioria das mensagens pregadas atualmente está voltada para atender aos nossos gostos, às nossas necessidades e sensibilidades.

O objetivo final é o nosso bem-estar e satisfação.

Jesus é tratado mais como um amigo, um parceiro, um coach, do que de fato como quem ele realmente é, ou seja, senhor e mestre.

Muitas igrejas e ministérios hoje não passam de um grande evento, quando não um próspero negócio, deixando de lado a verdadeira comunhão e adoração, escondidas em subterfúgios de uma mensagem diluída e sem vida.

Esse evangelho pobre prega: “siga seu coração, busque e obtenha de Deus tudo o que você puder”.

No entanto, esse tipo de mensagem se esquece de que Jesus disse: “Ame o seu Deus de todo o seu coração, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

O Evangelho de Jesus não é sobre nós, pois tem o seu foco nele!

Todos que se simpatizam por esse evangelho diluído, ministrado em gotas de autoajuda dominicais, em um determinado momento precisam encarar a vida como ela é.

O mundo real muitas vezes nos desafia, encara, joga no chão, quebra, amassa, dobra, machuca e deixa muitas feridas.

Nessas horas, os seguidores desse evangelho de conveniência revelam toda a sua fachada.

Como não conseguem encontrar o Jesus idealizado em meio às dificuldades, acabam se afastando e passam a procurar qualquer outra coisa que possa trazer algum alívio e conforto para suas mágoas e feridas.

Para aqueles que amam este mundo e se satisfazem com tudo aquilo que ele pode oferecer, Jesus e seus verdadeiros seguidores são absolutamente inconvenientes.

É exatamente por essa razão que seguir a Jesus significa ir ao encontro de problemas, adversidades e perseguições.

Quando Jesus chamava as pessoas para segui-lo, ele não pintava um quadro colorido da situação.

Ele nunca disse:
“Siga-me porque será sensacional. Você sempre terá experiências incríveis e estarei sempre pronto a conceder tudo que você desejar e sonhar”.

Na verdade, a mensagem do Senhor apontava para uma dramática realidade:
“Se você decidir me seguir, saiba que provavelmente será muito difícil. Pessoas irão o perseguir e odiar. Mas lembre-se que antes de o odiarem e perseguirem, fizeram essas coisas comigo também. Você encontrará muitos desafios pelo caminho, mas estarei ao seu lado e lhe darei forças para continuar. Não desista, continue me seguindo, pois no final de tudo eu lhe darei a vida eterna”.

É por essa razão que os verdadeiros seguidores de Jesus continuam firmes, aconteça o que acontecer.

Sabem que podem entregar cada detalhe de sua vida aos cuidados do mestre.

Continuam acreditando e seguindo Cristo mesmo ao longo da noite mais escura, em meio às piores tempestades.

Portanto, avaliemos e reafirmemos o nosso compromisso com Jesus Cristo hoje.

Texto adaptado de material da MPC Brasil