man and woman sitting on bench facing sea
man and woman sitting on bench facing sea

Cuidando com amor

Cuidando com amor

A igreja cristã, desde o início, preocupou-se em acolher e socorrer os necessitados.

Pobres, enfermos, viúvas e pessoas abandonadas pela sociedade, conforme se achegavam, eram recebidos na comunidade da fé, ministrados na palavra de Deus e cuidados com todo amor e carinho.

O apóstolo Paulo orientou o seu discípulo Timóteo a cuidar de tais pessoas de forma muito especial.

As viúvas, por exemplo, deveriam ser lembradas sempre pela comunidade da fé (1Tm 5. 3-16), pois a grande maioria delas vivia em uma situação de pobreza e abandono total naqueles dias.

Como uma comunidade que seguia um Senhor que ama e se importa com os pobres, necessitados e enfermos poderia ignorar mulheres que sofriam por abandono, indiferença e pobreza extrema?

O cristianismo não existe para ser mais uma opção de religião no mundo apenas, afinal, Cristo veio por nos amar, para nos socorrer, consolar e salvar de nossas angústias, dores, injustiças, sofrimento e morte.

O cristianismo deve ser uma nova vida focada em amar a Deus e ao próximo, onde toda palavra, ato, plano e relacionamento surgem como uma resposta de gratidão pela obra do Senhor.

A fé cristã que não impacta ao seu redor com atos de amor, compaixão, bondade, e justiça não passa de uma grande mentira, uma religiosidade morta e que não agrada àquele que nos salvou.

Não basta a igreja anunciar o evangelho apenas com os lábios. Ela deve anunciar o evangelho da graça divina também por meio de atos de amor, bondade e justiça. Assim como Cristo não nos salvou apenas com palavras, mas com uma vida de amor, nós também devemos viver uma fé integral, real, comprometida e transformadora no mundo.

Mas não é apenas a igreja, como instituição, que é desafiada a viver o amor de Cristo no mundo.

O apóstolo desafia cada um de nós, que cremos no Senhor Jesus, a vivermos a fé também em nossas casas, com nossos familiares e parentes.

Ele afirma:

Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas. Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.

1 Timóteo 5. 3, 4

Se o nosso cristianismo não transforma por meio do amor nem mesmo a nossa casa, nossos familiares e parentes, como podemos pensar que a nossa fé no Senhor Jesus é real?

Se não cuidamos nem dos idosos da nossa família, como falaremos de amor ao mundo?

Esse tipo de fé salva alguém?

Certamente não, pois se fosse autêntica amaríamos ao próximo e, de forma especial, os idosos, enfermos e necessitados ligados a nós por sangue.

Estou exagerando em minhas palavras?

Se você acha que sim, veja o que o apóstolo Paulo continua dizendo:

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

1 Timóteo 5. 8

Ele ainda diz:

Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliadas.

1 Timóteo 5. 16

Vemos hoje muitos idosos abandonados por seus descendentes, crentes com familiares precisando de ajuda financeira, emocional ou espiritual, mas agindo como se não fosse problema deles.

Falam de amor e graça divina, mas, ao mesmo tempo, pregam o desamor por meio de seus atos diários.

Suas prioridades estão em seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros.

As pessoas já se tornaram invisíveis para eles.

É esse o tipo de fé que desejamos oferecer ao Senhor hoje?


PESCA

Texto: 1 Timóteo 5. 3-8

Tema: Cuidando com amor

3 Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas. 4 Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr em prática a sua religião, cuidando da própria família e retribuindo o bem recebido dos seus pais e avós, pois isso agrada a Deus. 5 A viúva realmente necessitada e desamparada põe a esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e súplica. 6 No entanto, a que vive para os prazeres está morta, mesmo estando viva. 7 Dê‑lhes estas ordens, para que sejam irrepreensíveis. 8 Se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente dos da própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

1 Timóteo 5. 3-8
  1. Qual é o direcionamento que o apóstolo Paulo dá a seu discípulo Timóteo em relação às viúvas? Por que elas precisavam de uma atenção especial da igreja?

  2. Como o suporte e o cuidado das viúvas se relaciona à missão da igreja? O que isso nos ensina sobre ser igreja hoje em um mundo com tantas pessoas necessitadas?

  3. O que o apóstolo nos ensina sobre o cristão e o cuidado com as viúvas e idosos da sua própria família? (veja os vs. 4, 5; 8; 16).

  4. O cuidado da igreja não deve ser aleatório, senão não terá eficácia ajudando ninguém. Quais são algumas diretrizes que Paulo passa para Timóteo e sua igreja no que se refere ao cuidado com os pobres e necessitados? Como aplicar isso hoje?