Decisões de um verdadeiro adorador

Decisões de um verdadeiro adorador

1 Ezequias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias.

2 Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor.

3 No primeiro mês do primeiro ano de seu reinado, ele reabriu as portas do templo do Senhor e as consertou.

4 Convocou os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praça que fica no lado leste
5 e disse: “Escutem-me, levitas! Consagrem-se agora e consagrem o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados. Retirem tudo o que é impuro do santuário.

6 Nossos pais foram infiéis; fizeram o que o Senhor, o nosso Deus, reprova e o abandonaram. Desviaram o rosto do local da habitação do Senhor e deram-lhe as costas.

7 Também fecharam as portas do pórtico e apagaram as lâmpadas. Não queimaram incenso nem apresentaram holocausto no santuário para o Deus de Israel.

8 Por isso a ira do Senhor caiu sobre Judá e sobre Jerusalém; e ele fez deles objeto de espanto, horror e zombaria, conforme vocês podem ver com os seus próprios olhos.

9 Por isso os nossos pais caíram à espada e os nossos filhos, as nossas filhas e as nossas mulheres foram levados como prisioneiros.

10 Pretendo, pois, agora fazer uma aliança com o Senhor, o Deus de Israel, para que o fogo da sua ira se afaste de nós.

11 Meus filhos, não sejam negligentes agora, pois o Senhor os escolheu para estarem diante dele e o servirem, para ministrarem perante ele e queimarem incenso”.

2Cr 29.1-11

 

Para refletir:

  1. Ezequias está entre os poucos reis do AT que agradaram ao Senhor. Logo no início do seu reinado, quais foram algumas atitudes importantes que ele teve?

  2. De acordo com os vs. 6-9, o que aconteceu com o povo de Deus por não mais adorar ao Senhor nem consagrar suas vidas a ele?

  3. Estabelecendo uma correlação entre 2Cr 29.1-11 e 1Co 6.19,20, responda:

    1. Qual é o sentido para nós hoje de “abrir as portas da Casa do Senhor e repará-las”?

    2. “Abertas e restauradas as portas do templo”, como aplicar 2Cr 29.5 às nossas vidas?

    3. Ezequias estava resolvido a fazer uma aliança com o Senhor e os exorta a não serem negligentes como adoradores. Como essas coisas nos são importantes?