1 Ezequias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias.
2 Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor.
3 No primeiro mês do primeiro ano de seu reinado, ele reabriu as portas do templo do Senhor e as consertou.
4 Convocou os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praça que fica no lado leste
5 e disse: “Escutem-me, levitas! Consagrem-se agora e consagrem o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados. Retirem tudo o que é impuro do santuário.6 Nossos pais foram infiéis; fizeram o que o Senhor, o nosso Deus, reprova e o abandonaram. Desviaram o rosto do local da habitação do Senhor e deram-lhe as costas.
7 Também fecharam as portas do pórtico e apagaram as lâmpadas. Não queimaram incenso nem apresentaram holocausto no santuário para o Deus de Israel.
8 Por isso a ira do Senhor caiu sobre Judá e sobre Jerusalém; e ele fez deles objeto de espanto, horror e zombaria, conforme vocês podem ver com os seus próprios olhos.
9 Por isso os nossos pais caíram à espada e os nossos filhos, as nossas filhas e as nossas mulheres foram levados como prisioneiros.
10 Pretendo, pois, agora fazer uma aliança com o Senhor, o Deus de Israel, para que o fogo da sua ira se afaste de nós.
11 Meus filhos, não sejam negligentes agora, pois o Senhor os escolheu para estarem diante dele e o servirem, para ministrarem perante ele e queimarem incenso”.
Para refletir:
-
Ezequias está entre os poucos reis do AT que agradaram ao Senhor. Logo no início do seu reinado, quais foram algumas atitudes importantes que ele teve?
-
De acordo com os vs. 6-9, o que aconteceu com o povo de Deus por não mais adorar ao Senhor nem consagrar suas vidas a ele?
-
Estabelecendo uma correlação entre 2Cr 29.1-11 e 1Co 6.19,20, responda:
-
Qual é o sentido para nós hoje de “abrir as portas da Casa do Senhor e repará-las”?
-
“Abertas e restauradas as portas do templo”, como aplicar 2Cr 29.5 às nossas vidas?
-
Ezequias estava resolvido a fazer uma aliança com o Senhor e os exorta a não serem negligentes como adoradores. Como essas coisas nos são importantes?
-
Deixe seu comentário: