14 “Se, quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, tiverem tomado posse dela, e nela tiverem se estabelecido, vocês disserem: ‘Queremos um rei que nos governe, como têm todas as nações vizinhas’, 15tenham o cuidado de nomear o rei que o Senhor, o seu Deus, escolher. Ele deve vir dentre os seus próprios irmãos israelitas. Não coloquem um estrangeiro como rei, alguém que não seja israelita.
16 Esse rei, porém, não deverá adquirir muitos cavalos, nem fazer o povo voltar ao Egito para conseguir mais cavalos, pois o Senhor disse a vocês: ‘Jamais voltem por este caminho’.
17 Ele não deverá tomar para si muitas mulheres; se o fizer, desviará o seu coração. Também não deverá acumular muita prata e muito ouro.
18 “Quando subir ao trono do seu reino, mandará fazer num rolo, para o seu uso pessoal, uma cópia da lei que está aos cuidados dos sacerdotes levitas.
19 Trará sempre essa cópia consigo e terá que lê-la todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, o seu Deus, e a cumprir fielmente todas as palavras desta lei, e todos estes decretos.
20 Isso fará que ele não se considere superior aos seus irmãos israelitas e que não se desvie da lei, nem para a direita, nem para a esquerda. Assim prolongará o seu reinado sobre Israel, bem como o dos seus descendentes.
Para refletir:
-
Para escolhermos a pessoa certa, devemos tomar alguns cuidados. O v.15 nos adverte a escolhermos o “rei” que o Senhor escolheu. Qual é o significado disso?
-
Por que deveria ser um israelita e não um estrangeiro? O que isso nos ensina sobre as nossas escolhas?
-
O que é o apego “aos cavalos” no coração de um rei? Por que evitar tal pessoa no governo?
-
Como um rei que “conduz o povo ao Egito” poderia destruí-lo? E o ter muitas mulheres? Como essas coisas se aplicam a nós hoje?
-
Por que Deus nos ensina a não escolher governantes que “acumulam ouro e prata”? O que isso nos ensina?
-
O que os versículos 18-20 nos ensinam sobre os governantes segundo o coração de Deus? Quais são as vantagens de escolhermos tais governantes?
-
Encerrem lendo a mensagem do boletim no grupo.
Deixe seu comentário: