black claw hammer on brown wooden plank
black claw hammer on brown wooden plank

Firmes na Obra

Firmes na Obra

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

1 Coríntios 15. 58

A obra de Deus vem sendo feita desde que o Senhor chamou os primeiros servos e servas na história.

Ele os chama, capacita com o seu Espírito, e os envia ao mundo em seu nome.

É assim que o mundo tem sido abençoado e transformado pelos séculos de história.

Nem sempre é fácil dispor-se e empenhar-se no serviço de Deus.

São muitos os desafios, dificuldades e inimigos que surgem diante de nós.

Em diferentes locais e momentos históricos, as dificuldades e desafios podem se diferenciar em alguns aspectos, no entanto, elas sempre estão presentes.

Não podemos romantizar a obra do Senhor como se, ao nos entregarmos a ela, estivéssemos livres de qualquer sofrimento.

O salmista nos adverte dizendo que é com lágrimas que a semeadura é realizada pelo povo de Deus.

Por outro lado, também nos dá uma palavra de ânimo afirmando que a colheita será realizada com cânticos de júbilo e com muita alegria em nossos corações (Sl 126. 5,6).

Como diz o apóstolo Paulo, não podemos nos deixar abalar.

Devemos permanecer firmes na obra de Cristo.

Dificuldades surgirão de diversas formas, mas cabe a nós buscarmos forças no Senhor e continuarmos inabaláveis na missão que nos foi entregue e confiada.

As muitas críticas, os maus resultados que nos surpreendem às vezes, o irmão que se comporta inadequadamente, a falta de apoio e sintonia nos propósitos e objetivos, os familiares que não ajudam, o cansaço excessivo por estarmos muitas vezes sós na realização de algum evento, ministério ou atividade, e a falta de iniciativa de outros que deveriam ser suporte no ministério são alguns exemplos de situações que podem nos abalar se não estivermos atentos e em comunhão com o Senhor.

Além delas, ainda temos o inimigo de nossas almas que nos ataca de todos os lados tentando nos retirar da obra de Deus.

Precisamos estar na presença do Senhor em oração e na sua palavra para termos forças para continuar o seu serviço, para a sua glória.

Muitas vezes, juntamente com a voz do maligno, o nosso coração pecaminoso também tentará nos seduzir, dizendo:

“Pare com a obra do Senhor; deixe o ministério que tem desenvolvido, pois só assim você terá paz novamente”.

O pior é que muitos crentes já caíram nessas palavras sedutoras e mentirosas.

Mentirosas, porque o caminho da paz não está no abandonar a obra, mas no aproximar-se mais do Senhor, no aprofundar-se na vida espiritual.

Sedutoras, pois agradam-nos por sermos egoístas e imediatistas.

O problema é que ao ouvirmos e seguirmos tais palavras, acabaremos cada vez mais distantes do Senhor, da sua vontade, da nossa realização espiritual e da igreja.

É exatamente isso que o Diabo quer para nós!

Sempre que surgir a dúvida em seu coração: “Será que devo abandonar a obra do Senhor para ter paz?”, ouça o Espírito Santo dizendo a você por meio da palavra de Deus:

“Mantenha-se firme, não se abale, não desista, seja dedicado na obra de Cristo, pois você voltará com júbilo quando for o tempo da colheita. Nenhum trabalho para o Senhor é vão. Você será recompensado pela graça divina”.

Cada crente no Senhor tem, além dos dons do Espírito, habilidades adquiridas e inatas.

Tudo para ser utilizado com sabedoria, humildade e dedicação na obra do Salvador no mundo.

Uns mais voltados para o ensino, outros para o consolo e fortalecimento dos mais fracos, outros para o evangelismo, outros para socorrerem os necessitados, outros para aprofundarem a comunhão entre o povo de Deus, outros para conduzirem o povo à adoração comunitária por meio de cânticos ou pela oração.

Enfim, são inúmeras as possibilidades de serviço no reino de Deus.

O importante é você estar engajado, disposto a dar o seu melhor e permanecer firme quando as dificuldades e desafios surgirem.

Quando bater o desânimo, a vontade de desistir, abandonar a obra, o ministério para o qual foi chamado e capacitado, lembre-se da promessa de Cristo:

Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.

Mateus 28.20

Você não está só. O poderoso Salvador está contigo.

Aproxime-se mais dele. Busque-o em oração e na sua palavra.

Abra o seu coração a ele e continue na obra, pois seu trabalho é útil e gerará frutos para o Senhor.

PESCA

Tema: Firmes na Obra

Texto: 1 Coríntios 15. 58

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

1 Coríntios 15. 58
  1. Paulo inicia nos exortando a permanecermos firmes na obra de Cristo, mas nem sempre é fácil. Por quê? O que muitas vezes desanima aqueles que estão na obra de Cristo?

  2. Para que nada abale a nossa dedicação na obra do Senhor, que tipo de atitudes devemos ter? Onde e como buscar forças para não nos abalarmos?

  3. Quais são as mentiras que o Diabo e o nosso coração pecaminoso usam para nos desanimar e fazer desistir do serviço do Senhor? Como reconhecer e combater tais mentiras tão destrutivas?

  4. O que a promessa do Senhor Jesus Cristo em Mt 28.20 pode trazer de bom para aqueles que se sentem fracos e abatidos na obra dele?