No culto da semana passada, vimos um pouco sobre a importância da oração acompanhada pelo jejum.
Vimos algumas das inúmeras formas e momentos em que a oração e o jejum se tornam poderosas armas espirituais para o cristão.
Lembremo-nos, portanto, da utilidade e importância da oração e jejum para o crente:
1. Na intercessão pelos enfermos.
Vimos o exemplo de Davi que, quando seu filho adoeceu gravemente, ele orou e jejuou ao Senhor. A oração e o jejum visam não somente a cura do enfermo, mas também o fortalecimento daqueles que enfrentam junto ao enfermo tal momento tão difícil e doloroso (2Sm 12.15-25).
2. Na busca por consolo.
Quando perdemos alguém que amamos ou passamos por alguma experiência traumática, a oração com jejum é poderosa para nos restaurar o ânimo e renovar as nossas forças (2Sm 12-15-25).
3. Quando a vitória nos parece impossível.
Nos momentos que parece que seremos destruídos por aqueles que desejam o nosso mal e nos perseguem, o jejum e oração é uma arma espiritual que pode nos conduzir à vitória que vem do Senhor (2Cr 20.1-30).
4. Para demonstrar a nossa dependência do Senhor.
O jejum e a oração sinceros demonstram a nossa consagração e dependência do Senhor (Jn 3.5-10).
5. Para libertação espiritual.
A nossa luta espiritual nem sempre é vencida com facilidade. Às vezes necessitamos de armas espirituais poderosas, como o jejum associado à oração, para enfrentar certos inimigos. Para a libertação espiritual de amigos e familiares oprimidos e que foram cegados pelo Diabo, a oração e o jejum se revelam poderosas armas (Mt 17.14-21).
6. Quando necessitamos de proteção.
Assim como Esdras orou e jejuou pedindo proteção para as famílias na jornada perigosa, nós também podemos fazer (Ed 8. 21, 31).
7. Para renovação da aliança com o Senhor.
Quando precisamos de um recomeço com o Senhor, a oração e o jejum podem preceder a nossa confissão de pecados e reconsagração ao Salvador (Ne 9.1-3).
8. Antes de enfrentarmos uma missão difícil.
Às vezes, para cumprirmos a vontade de Deus, expô-mo-nos a riscos e dificuldades imensas. A oração acompanhada do jejum nos direciona e fortalece para que sejamos fiéis ao Senhor (Et 4.15,16).
9. Para testemunho.
Não é fácil sermos testemunhas do Senhor e agentes de justiça no mundo. Precisamos da oração e do jejum para cumprirmos esse nosso propósito na sociedade tomada pela injustiça (Jr 36.6-8).
10. Para clamarmos pelos que sofrem.
A igreja não existe para ela mesma, mas para abençoar o mundo, especialmente os injustiçados, fracos e os que sofrem. A oração e jejum por eles é algo que deveríamos utilizar mais (Dn 9.1-19).
11. Para a restauração da fé e da vida.
Muitos vivem sem esperança e com a fé destruída. A oração com jejum realizada com um coração quebrantado diante do Senhor pode mudar toda essa realidade (Jl 1.10-14; 2.12-17).
Esta não é uma lista completa sobre a importância da oração e do jejum para que tenhamos uma vida espiritual sadia e com vitórias sobre os inimigos e desafios da vida.
Muitos sofrem nas igrejas por não utilizarem esta poderosa arma que o Senhor nos concedeu.
Uns erram por não orar.
Alguns oram, mas diante dos desafios maiores não utilizam o jejum.
Outros oram e jejuam, mas o fazem de forma errada.
Por isso, mesmo pessoas que conhecem e amam a Cristo acabam sofrendo e perdendo lutas que não precisavam ter perdido.
Hoje aprenderemos um pouco mais sobre o jejum no culto.
Ouça, aprenda e pratique para ser um vencedor no poder do Espírito de Deus.
Deixe seu comentário: