woman in black shirt and brown jacket sitting on brown sand during daytime
woman in black shirt and brown jacket sitting on brown sand during daytime

Amigos

Amigos

A pandemia deixou marcas em todos nós. Alguns ficaram marcados pela perda de familiares e amigos próximos, outros por perdas materiais graves, outros ainda pela perda do emprego que era o ganha pão de toda a família. Entretanto, não foram apenas esses tipos de perdas que a pandemia trouxe a nós. Ela também nos deixou mais fechados a amizades e relacionamentos.

A grande maioria das pessoas vive hoje com menos amigos próximos do que vivia antes, e isso tem sido um problema grave, algo que tem afetado o nosso emocional, nossos relacionamentos familiares e até mesmo a nossa produtividade profissional.

Na palavra do Senhor, lemos:

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre a pessoa que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!

Ec 4.9,10

A verdade é que precisamos de amigos, pessoas para caminharmos juntos, lado a lado. Como diz o texto acima, somos pobres, infelizes, quando não temos amigos. Não fomos criados para ser autossuficientes, pelo contrário, fomos criados para depender do Senhor e uns dos outros.

Não fomos gerados para viver em isolamento, mas em comunidade, entre amigos, ajudando e sendo ajudados em nossa jornada.

Fomos criados imagem e semelhança do Deus triúno, aquele que é um, mas existe eternamente na comunhão do Pai, com o Filho e com o Espírito. O Deus que existe com o outro e para o outro nos gerou para sermos dependentes uns dos outros. Ao tentarmos viver sozinhos, sem amigos próximos, passamos a existir em sofrimento, pois estamos lutando contra a nossa própria essência. Não conseguimos nos realizar como pessoa fugindo do próximo e das possíveis feridas que cada relacionamento pode trazer até nós. Precisamos de amigos!

Evitarmos amizades profundas para não sermos machucados futuramente pela frustração, decepção ou traição nos impede de sermos felizes hoje, pois não somos ilhas. Não conseguiremos nos realizar como pessoa enquanto estivermos em fuga do outro.

Não é difícil de perceber que o sofrimento e a falta de alegria para viver que alguns enfrentam hoje, após a crise maior da pandemia, deve-se a uma continuidade do isolamento que agora nós mesmos escolhemos estabelecer em nossas vidas. Deixamos de buscar amigos para rir, jogar conversa fora, sair para conhecer lugares, assistir um filme juntos e coisas do tipo. Não percebemos que, ao fazer isso, passamos a nos sentir abandonados, sem valor, sem propósito e, por isso, a nossa alegria foge de nós.

Alguns afirmam que a família já nos é suficiente, mas isso não é verdade e nem bíblico. É claro que a família é extremamente importante, mas ainda assim precisamos de amigos fora dela. Precisamos de pessoas que tragam a nós uma visão de mundo que ainda nos é velada, uma realidade diferente da que compartilhamos todos os dias com os familiares. Isso nos abre novos horizontes, cria pontes diante dos nossos olhos para que possamos enfrentar as lutas de uma forma diferente, com um novo vigor e esperança.

Um excelente lugar para encontrarmos amigos é na igreja. Sim, existem pessoas não confiáveis e que não servem para estabelecermos amizades dentro das igrejas. Entretanto, é na igreja também onde estão as pessoas que, como nós, buscam a presença do Senhor e desejam se santificar por meio das Santas Escrituras e da comunhão com o povo de Deus.

Na igreja podemos encontrar verdadeiros amigos, pois ali estão pessoas imperfeitas buscando com outros irmãos, em amor, aquele que é perfeito e pode transformá-las a cada dia.

O isolamento que nos impusemos tira a nossa alegria por não termos amigos. O pior é que quanto mais afundamos na tristeza por não termos relacionamentos verdadeiros, saudáveis e comprometidos, menos desejamos ver pessoas e estabelecer amizades sinceras. Ou seja, é um abismo chamando outro abismo mais profundo. É uma tristeza nos conduzindo a tristezas ainda maiores.

Para romper com este ciclo de tristeza, desânimo e abatimento da alma, precisamos ter atitude, fazer algo a respeito. Se permanecermos sentados e indiferentes a esta realidade, só vamos piorar a cada dia. Devemos decidir construir e recuperar amizades sinceras, estabelecer pontes com pessoas que possamos confiar e, também, tornarmo-nos o porto seguro delas, o amigo que elas precisam.

Está abatido e não vê uma razão clara diante dos seus olhos? Como você está de amigos? Tem sido o amigo verdadeiro de alguém? Talvez a razão do seu abatimento que não passa não tenha sua origem na questão financeira ou no seu trabalho, mas sim na falta de relacionamentos verdadeiros com pessoas de valor que o Senhor coloca ao seu lado. Busque-as. Encontre-as. Envolva-se em amizades que valham a pena. Não se isole do mundo, das pessoas, pois você precisa de outros para se realizar como indivíduo.

NOSSA ORAÇÃO

Senhor, ando abatido, triste, sem vontade de fazer nada. Não desejo ver nem falar com ninguém.

Preciso de ti para me tirar deste abismo em que estou. Eu sei que a tua palavra nos direciona a termos amigos sinceros em nossa vida, especialmente os da fé, mas está difícil de buscar alguém, algum amigo.

Livra-me desta apatia. Desperta-me para eu ser o amigo de alguém, aquele porto seguro que tal pessoa tanto necessita, pois eu também preciso muito de amigos, pessoas que caminhem comigo e me fortaleçam quando as lutas da vida chegarem até mim.

Muda-me, Senhor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

PESCA

Tema: A importância das amizades.

Texto: Ec 4.9,10.

  1. O texto bíblico afirma que a pessoa que não tem amigos é pobre, infeliz. Por que a infelicidade está presente na vida daqueles que não têm amigos?
  2. A pandemia aumentou o número de pessoas infelizes. Como a questão da amizade pode estar envolvida e ser uma das razões da infelicidade em muitos hoje?
  3. Qual é o medo que as pessoas têm atualmente de fazer amizades profundas? O que tentam evitar fazendo isso? Vale a pena esta fuga?
  4. A igreja, apesar das suas falhas, ainda é o melhor lugar para procurarmos amigos sinceros. Como estes irmãos e amigos podem nos ajudar na vida?
  5. Esta tristeza provinda da falta de amigos é muito perigosa. Nela, um abismo chama outro, uma tristeza nos leva a outra ainda maior. O que devemos fazer para sair desta situação?