O juízo final é um tema pouco estudado nas igrejas hoje, principalmente no que se refere ao julgamento dos crentes.
Muitos crentes, por não terem se informado direito, acreditam que aqueles que creem não passarão pelo tribunal do Senhor, mas isso não é verdade.
Todos os seres humanos irão comparecer diante do trono do Justo Juiz, seja crente ou não, rico ou pobre, religioso ou sem religião, possuidor de muito conhecimento ou ignorante, escravo ou livre, enfim, todo ser humano deverá prestar contas de tudo que viveu àquele que o criou (2Co 5.10; Tg 3.1; 1Pe 1.17; Rm 2.1-11; Ap 20.11-13).
Alguns, para defender a hipótese de não haver julgamento para os crentes, citam o texto de Jo 3.18 que, nas traduções mais antigas, dizia: “Quem nele crê não é julgado…”.
No entanto, o significado real de “julgado” aqui não é o passar por um tribunal, mas ser condenado.
Por isso, as traduções mais recentes, inclusive a tradução Almeida, já substitui a palavra “julgado” por “condenado”.
Realmente, para aqueles que estão verdadeiramente em Cristo já não há condenação, já estão salvos.
No entanto, também passarão pelo tribunal do Senhor.
Alguns, ao ouvirem isso, dizem:
“Por que um julgamento se os que creem já estão salvos e os que se mantiveram rebeldes a Cristo até o fim de suas vidas já estão condenados? ”
O erro deles está na compreensão do propósito e da natureza do Juízo Final do Senhor.
Em primeiro lugar, precisamos saber que o julgamento final não será para determinar quem é justo e quem é culpado.
Justos são aqueles que se renderam ao senhorio de Cristo enquanto viveram neste mundo, e culpados são todos que “resistiram” ao seu amor até o fim.
O julgamento, portanto, não é para determinar o destino eterno de cada pessoa.
Se observarmos no texto de Mt 25.31-33, antes do julgamento final descrito nos versículos seguintes, o Senhor já terá separado o seu povo dos rebeldes, as ovelhas dos cabritos.
Em segundo lugar, devemos saber que o propósito maior do julgamento final será revelar plenamente diante de toda a criação a soberania do Senhor e exaltá-lo acima de tudo e todos.
Naquele dia, só o Senhor será exaltado, a honra e a glória devida ao seu nome serão dadas.
Em terceiro lugar, importa-nos saber que o propósito do julgamento final não será de investigar as ações de cada pessoa, afinal, o Senhor já conhece todas as coisas e fatos em sua plenitude.
Será o momento em que todas as nossas obras serão expostas diante do Senhor e de toda a criação.
Após isso, será executado o juízo do Senhor.
Ou seja, ele dará abertamente a sua palavra final em relação a cada pessoa e criatura.
O Grande Juiz executará definitivamente e plenamente a sua perfeita justiça.
Por último, saibamos que o julgamento terá o propósito de – após terem sido apresentadas as nossas obras e segredos do nosso coração – determinar o grau de punição de cada ímpio e, no caso dos crentes, o galardão devido a cada um.
Ou seja, tudo que fizemos ou deixamos de fazer, falamos ou deixamos de falar, pensamos, desejamos, planejamos será exposto naquele dia.
Não há segredo que não venha ser revelado (1Pe 1.17; 2Co 5.10; Mt 25.31-46; Ap 20.12; Ap 22.12; Ef 6.8; Mt 12.36,37; 1Co 4.5; Rm 2.16; Lc 12.2,3; 1Tm 5.24,25).
Conhecendo essas verdades bíblicas, vivamos de tal forma que honremos sempre ao Senhor, seja no nosso falar, pensar ou agir.
Que Jesus seja exaltado em todos os nossos relacionamentos e planos.
Tenhamos uma vida de oração e comunhão com o Senhor.
Enchamos o nosso coração da sua palavra e vivamos em comunhão com os irmãos na fé.
Compartilhemos Cristo com muitos.
Assim, estaremos preparados para o dia final.
PESCA
Tema: O juízo final e o crente
- O que podemos aprender sobre o crente e o julgamento final diante do Senhor em 2Co 5.1-10, principalmente o v.10? Por esse texto, o crente será julgado?
- Se o crente será julgado, como compreender o texto de Jo 3.18 que, em algumas traduções, diz que quem crê em Cristo não será julgado?
- Quais são os quatro aspectos importantes do Juízo Final apresentados na mensagem do boletim que devemos saber? Qual é a relevância deles para nossas vidas?
- Alguns aspectos da nossa vida que serão revelados no julgamento final estão em evidência nos textos de Ap 20.11,12; Ap 22.12; Mt 12.36,37; 1Co 4.5; Rm 2.16; Lc 12.2; 1Tm 5.24,25. Qual é a importância para nós hoje desses versículos? Como esse conhecimento pode nos afetar no julgamento final?
- De tudo que vimos hoje, o que mais impactou o seu coração?
Deixe seu comentário: