Não adianta nos enganarmos inventando mentiras, dizendo a nós mesmos que aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo com uma fé verdadeira, sincera e profunda são poupados de sofrimentos, injustiças e aflições na vida. Algumas igrejas chegam até a pregar e ensinar isso, mas estão longe da verdade e em total oposição à palavra do Senhor.
Davi foi um servo do Senhor que, apesar de ter muitos erros e pecados, era íntimo de Deus, ele andava com o Senhor. Era alguém que, quando errava, arrependia-se com sinceridade e retornava ao caminho do Deus amava e servia.
Davi é um dos servos de Deus que pode nos ensinar muito sobre o crente e as aflições que enfrenta na vida. Em um dos salmos escritos por ele, ele afirma:
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”.
Sl 34.19
Davi afirma que muitas são as aflições do justo. Para uma compreensão do texto, perguntemos primeiro:
Quem é o justo?
O justo não é aquele que é perfeito, pois ninguém é perfeito e puro em si mesmo, em seus próprios atos, palavras e relacionamentos com o próximo e com o Senhor.
O justo é aquele que é justificado pelo Senhor, ou seja, aquele que é feito justo por um ato ou decisão do Altíssimo.
O justo, segundo a palavra do Senhor, é aquele que crê em Jesus Cristo e em sua obra expiatória por nós realizada e concretizada em sua vida, morte e ressurreição (Rm 5.1,2).
Os justificados diante de Deus no Antigo Testamento eram aqueles que, pela fé que se manifestava na obediência, aguardavam o Salvador. Então, você poderia me perguntar, Deus não honrava aqueles que eram justos na sociedade e com o próximo, mas simplesmente aos religiosos? Não é isso! Deus honrava e justificava todos aqueles que o amavam e nele criam, pois estes, por nele crer, a ele obedeciam e, a ele obedecendo, eram justos na sociedade e com o próximo. Até mesmo porque os religiosos nem sempre são justos, mas aqueles que realmente amam e buscam ao Senhor sempre nele são justificados.
Os justificados em nossos dias são aqueles que creem no Senhor Jesus e na sua obra de salvação por nós, concretizada em sua vida, morte e ressurreição. Esses, também, por fé, buscam viver uma vida de obediência ao Senhor que os reconciliou com o Pai. Para nós, a obra de Cristo já está consumada. Sua vida, morte e ressurreição já são fatos, aguardamos apenas a sua volta gloriosa. Enquanto aguardamos, pela fé, vivemos em obediência, amando Deus e ao próximo, e buscando sempre viver na justiça do reino de Deus no mundo.
Já sabemos quem é o justo. Vejamos agora a realidade dele apresentada a nós por Davi.
Qual é a realidade do justo?
Davi afirma que “muitas são as aflições do justo”. Ou seja, ele não apenas diz que o justo tem lutas, dificuldades, e que passa por sofrimentos, dores e injustiças. Ele vai muito além. Davi nos diz que as aflições são incontáveis, muito além do que gostaríamos que fossem. Portanto, elas não são um resultado de algum comportamento errado do justo ou uma consequência de algum pecado, mas um sofrimento que ele enfrenta simplesmente por estar vivo, por estar num mundo injusto, ou simplesmente por ser um filho de Deus em Cristo e, por isso, ser odiado pelo Diabo que faz de tudo para abalar sua fé e desviá-lo do Senhor.
Nós, que cremos no Senhor, temos que saber que lutas, injustiças, sofrimentos e dores nos acompanharão nesse mundo injusto onde o inimigo de nossas almas reina na vida de tantos e nos sistemas, instituições e governos existentes.
Para falar a verdade, muitas vezes ele brinca até mesmo com as nossas mentes e desejos, não é verdade? Não adianta esperarmos ter o céu na terra hoje. Temos que buscar Deus na terra hoje, com todo o nosso coração, mente e força, pois só assim permaneceremos fieis ao Senhor nas aflições da vida injusta deste mundo.
Mas onde encontrar forças para buscar a Deus nas aflições?
Davi também nos ensina sobre isso. Ele nos disse anteriormente que o justo passa por muitas aflições. Isso é uma verdade que não pode ser mudada e algo não podemos fugir nesse mundo. Entretanto, há também uma outra verdade que não pode ser mudada e que pode nos trazer consolo e esperança nos momentos de aflição da vida:
O Senhor está conosco em todas as nossas aflições e já tem preparado para nós um livramento para cada uma delas.
É isso que Davi nos ensina. Temos que passar por aflições neste mundo, mas não precisamos passar por elas sozinhos. Jesus quer passar conosco cada uma delas e, no momento certo, ele quer nos dar o livramento e a vitória certa. Se for preciso chorarmos em nosso momento de aflição, sabemos que não precisamos chorar sozinhos, pois o Senhor está conosco. Se estamos passando por uma injustiça e ainda não chegou o momento da justiça se cumprir plenamente, sabemos que não fomos abandonados, pois o Senhor está conosco, passando pela injustiça conosco, sendo injustiçado conosco, sentindo a nossa dor conosco, até que, quando vier a a hora da justiça do Altíssimo, ambos celebraremos a vitória da justiça sobre a injustiça, da verdade sobre a mentira.
Deus não ignora o sofrimento do seu povo, pelo contrário, ele está com o seu povo em seu sofrimento. Enquanto o seu povo não sai do “deserto”, Deus está com o seu povo no “deserto”. Deus nos ama a tal ponto de sofrer conosco nosso sofrimento e celebrar conosco nossas alegrias e vitórias. Enquanto estamos em nosso quarto, chorando e derramando lágrimas, clamando por justiça e socorro, Deus está ao nosso lado, ouvindo cada uma das nossas palavras. Se a justiça não pode ainda ser estabelecida de forma plena em nossa vida pelo Senhor, ele permanecerá ao nosso lado, consolando-nos e fortalecendo-nos até ser o momento correto para que tal fato aconteça em nossa vida e na história. Aí então celebraremos juntos com o Senhor a vitória que nos foi concedida. Alegraremo-nos no Senhor e com o Senhor!
Essas palavras de Davi, amigo de Deus, trazem a nós esperança, força e paz, isto é, se realmente crermos que o Senhor está conosco em nossas aflições e que ele já tem para nós o livramento e vitória para cada uma delas.
Creia no Senhor que vem até você em sua dor, sofrimento, injustiça e morte, pois é ele que dará a vitória para você, no momento certo, sobre cada inimigo seu. Você não pode evitar os inimigos, as lutas e as aflições neste mundo, mas pode ter a certeza também que tem um Deus poderoso que o ama, que quer estar contigo em suas lutas e está, desde já, pronto para lhe dar a vitória no momento certo. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo, o Deus Emanuel, Deus conosco!
Deixe seu comentário: