Ser um servo do Senhor é um privilégio, mas também um compromisso de responsabilidade. Jesus trabalha sobre isso com seus discípulos no texto de Lc 12.35-48.
Jesus inicia este diálogo com os discípulos dizendo:
“Estejam prontos para servir e conservem acesas as suas candeias”.
Lc 12.35
Todos aqueles que confessam Cristo como o Senhor de suas vidas são convocados para a obra do reino de Deus. Não somos chamados para nos tornarmos meros expectadores e críticos dentro da igreja, mas servos atuantes, dedicados e consagrados à Jesus, à sua igreja e à missão a nós entregue.
O serviço cristão não é um chamado apenas para os domingos, mas para todos os dias, o tempo todo. Temos que estar prontos para engrandecer ao Senhor com nossos atos de amor e justiça no mundo a cada instante.
Nossas candeias, mesmo na mais profunda madrugada, devem permanecer acesas!
Prontidão para pregar o evangelho, ensinar de Cristo, abençoar vidas, servir a um irmão na fé e lutar por justiça no mundo são tarefas confiadas a nós e que um dia seremos cobrados pelo Senhor. Verdadeiros discípulos servem com dedicação e, no tempo certo, serão honrados pelo Salvador.
No reino de Deus há apenas um Senhor: Jesus Cristo. Todos os outros são servos, igualmente chamados para servir e não para serem servidos.
Não há espaço na igreja e no reino de Deus para crentes que desejam ser honrados hoje como senhores. “Madames e doutores” que não se sujeitam a servir aos irmãos, não servem para a obra do Senhor. O chão que deve ser varrido, os copos que devem ser lavados, o cafezinho que caiu no chão e deve ser limpo não são tarefas de alguns crentes apenas. Se estamos por perto, cabe-nos fazer algo a respeito. Todos os que creem em Jesus são chamados para servir, de alguma forma, sempre que necessário.
Anunciar Cristo não é tarefa exclusiva de pastor e missionário. Todo crente tem que estar sempre pronto para apresentar a graça divina que chega a nós por meio de Jesus.
O Senhor, desde o começo desta conversa com os seus discípulos, está dizendo: Arregacem as mangas, dobrem a barra das calças, coloquem seus tênis velhos de trabalhar e mãos a obra! É isso que ele espera de cada um de nós: envolvimento e dedicação na sua obra.
Qual é o seu envolvimento hoje na vida da igreja? No anúncio do evangelho? Na luta pela justiça do reino de Deus no mundo? Está envolvido? Você é daqueles que se algo parece não estar andando bem na igreja você simplesmente critica ou vai atrás e se dispõe para ajudar de alguma forma? É apenas um expectador que assiste cultos dominicais ou um servo que mantém a candeia acesa, sempre pronto a servir?
Honremos com a nossa vida àquele que nos amou, chamou e guardará até a sua volta, quando nos entregará seguros ao Pai, e assim estaremos para sempre com ele.
Nossa Oração
Senhor, queremos servi-lo com dedicação e consagração todos os dias, pois nos amaste de uma forma real, profunda e eterna.
Ensina-nos, Santo Espírito, a servirmos ao Salvador com tudo que somos e temos, sejam a nossa juventude, agenda, bens, força e tempo dedicados àquele que nos salvou.
Livra-nos, ó Pai, de nos perdermos com as coisas e prioridades deste mundo. Que o nosso coração esteja em ti, em tua obra e vontade.
Desejamos viver realmente como teu povo, Senhor Jesus, como aqueles que te amam e se entregaram a ti, para o cumprimento da tua vontade em nossas vidas e por meio delas no mundo.
Que as nossas candeias permaneçam acessas até o seu glorioso retorno. Que sejamos encontrados fiéis a ti na sua volta.
A ti a glória, honra e a majestade, hoje e sempre. Amém.
Pesca
Texto: Lc 12.35-48.
Tema: Envolvimento, dedicação e consagração para a obra.
- Com base no texto bíblico de hoje, o que podemos dizer sobre as nossas prioridades, agenda e objetivos na vida? E sobre o nosso envolvimento na obra de Cristo?
- Alguns serão desmascarados e não se agradarão do que receberão quando o Senhor voltar. Quem são eles? Como vivem hoje? São necessariamente grandes pecadores aos olhos humanos?
- Outros serão honrados pelo Senhor e receberão algo grandioso das suas mãos. Quem são estes? Como vivem hoje? O que receberão?
- Como Jesus nos exorta a viver até que ele venha?
Deixe seu comentário: