O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos
– Provérbios 17.22
Vivemos em tempos angustiantes.
São muitas as lutas que enfrentamos constantemente, muitos os inimigos que podem nos conduzir a uma tristeza profunda, a um abatimento tão intenso que acabamos perdendo a vontade de fazer o que deveríamos, passamos a fugir das pessoas, dos eventos e da vida social.
Neste momentos, o mundo parece perder a cor; torna-se cinza, sem graça, sem brilho e sem vida.
As pessoas parecem ter se tornado chatas, inconvenientes, dispensáveis e sem nenhuma compaixão por nós. Pessoas que antes amávamos estar ao lado, conversando e rindo, agora preferimos mantê-las à distância.
Quando estamos tomados pelo abatimento da alma, realmente tudo e todos parecem insuficientes para reacender a alegria. Passamos a culpar tudo e todos pela nossa tristeza profunda, sem perceber que o problema está em nós, em nosso corações.
Pouco a pouco, o espírito abatido vai tirando a nossa vida, secando-nos de toda alegria, distanciando-nos de tudo e todos. Assumimos o papel de feridos e abandonados e, a partir daí, culpamos, e até agredimos, aqueles que se aproximam de nós.
Ao perceber que passamos por uma crise assim, precisamos clamar ao Senhor que restaure o júbilo da salvação em nós e nos livre desse abatimento que seca os nossos ossos.
Não precisamos viver acorrentados neste cárcere de angústia. O problema não está nas pessoas ou ao nosso redor, mas dentro de nós. Precisamos parar de buscar culpados ao redor e buscar em Cristo a cura que só Ele pode dar.
Que o Senhor encha os nossos corações com a alegria da salvação, pois ela servirá de remédio para a nossa alma, relacionamentos e fé.
Deixe seu comentário: