Trevas e Luz

Trevas e Luz

“Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Olhe! A escuridão cobre a terra, densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, sobre você se vê a sua glória.”

Isaías 60. 1, 2

O texto acima, escrito pelo profeta Isaías, traz duas verdades importantíssimas para nós.

As duas não podem ser esquecidas de forma alguma pela igreja de Jesus Cristo, pois estão relacionadas a quem somos, ao nosso propósito no mundo e, é claro, ao Senhor e à sua obra de redenção que alcança toda a criação.

A primeira verdade é que todo ser humano e suas instituições e poderes estão em trevas, ou como o apóstolo João disse, “o mundo todo está sob o poder do Maligno ” (1Jo 5. 19).

As pessoas estão mortas espiritualmente, escravas de um sistema amaldiçoado, opressor e injusto.

Já estão condenadas à destruição e dela já provam todos os dias, caminhando sempre para a morte.

Sem perceber, tornaram-se fantoches movidos por Satanás.

Ou você acha que quando convida um não cristão para ir ao culto e ele sempre tem uma desculpa nas mangas é devido às muitas atividades dele que nunca dá certo?

Para este que está em trevas foi ele que escolheu não se comprometer com Cristo, mas a verdade é que ele é um escravo em trevas profundas.

Essa era a realidade de toda a humanidade antes do Filho de Deus vir até nós.

Antes do primeiro Natal, havia apenas trevas e o príncipe deste mundo, o diabo, reinava e oprimia a todos quase que sem limite algum.

Todos povos caminhavam cegos, presos às suas garras malignas, destruindo uns aos outros conforme ele os direcionava e comandava a agir.

Não havia esperança para a humanidade em trevas.

Não havia luz que acabasse com toda aquela escuridão.

Famílias sem rumo, sem propósito, vivendo cada dia como se fosse apenas mais um e, sem perceber, eram escravos caminhando para a sua própria execução.

Havia no céu uma expectativa pelo Natal, não pela simples chegada de alguém que trouxesse alguma luz até nós, mas pela vinda daquele que é a Luz que prevalece sempre contra todas as trevas, Jesus Cristo.

No pequeno menino que nasceu de uma virgem e que fragilmente descansou numa manjedoura não estava apenas um mestre sábio, um profeta poderoso, um sumo-sacerdote mais santo ou um rei grandioso.

Ele era a resposta definitiva de Deus para acabar com todas as trevas, sejam elas injustiça, opressão, dor, escravidão, enfermidade ou morte.

Por isso houve tanto júbilo no céu quando o Natal se confirmou com a chegada do Filho de Deus entre nós, como um de nós.

A segunda verdade é que nós, os que cremos em Cristo e, por isso, estamos comprometidos com ele, sua igreja e sua missão no mundo, somos um espelho para refletir a luz do Senhor ao mundo e libertar, transformar, abençoar e salvar vidas, famílias e povos inteiros.

Não podemos mais viver com as prioridades dos ímpios.

Fico entristecido ao ver quantos crentes já deixaram de brilhar a luz de Cristo ao mundo.

Vivem pensando somente no trabalho, no dinheiro, nos sonhos pessoais, no conforto e em seu próprio nome.

O trabalho, para eles, virou uma desculpa aceitável para não se envolverem na obra de Cristo e para fugirem da responsabilidade de anunciar a salvação do Senhor ao mundo.

As tarefas de casa e a família parecem ser justificativas válidas para o não envolvimento.

Todos estão sempre na correria, com muito a fazer, mas nunca priorizando Cristo.

Ao escolherem honrarem sempre as atividades do mundo, desonram as atividades do reino.

O mundo continua em trevas.

Aqueles que não se comprometeram verdadeiramente com Cristo, não se sujeitaram ao seu senhorio, continuam cegos, escravos, oprimidos, condenados à morte e ao inferno.

Mesmo que se considerem religiosos, vivem apenas uma ilusão macabra.

Muitos desses podem estar ao nosso lado, ser um filho, um pai, um irmão nosso!

Eles continuam na realidade que existia antes do primeiro Natal, em trevas totais!

O profeta nos exorta a nos levantarmos, pois a luz de Cristo já brilha sobre nossas vidas, em nós que temos Jesus como Senhor.

Chega de desculpas, correrias e prioridades confusas.

A Luz já veio ao mundo e está em todos os que nele creem verdadeiramente.

A escuridão que cobre a terra pode ser vencida pela Luz Santa que reflete de nossa vida.

Deus espera que sejamos operantes, responsáveis, ativos e comprometidos com a missão de alcançarmos vidas.

Isso não é para ser mais um detalhe em nosso viver, mas o nosso foco! Vidas nos foram confiadas.

Façamos a obra!


PESCA

Tema: Trevas e Luz (Proclamação)

Texto: Isaías 60. 1-3

A glória de Sião

¹ “Levante‑se, refulja, porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você!

² Olhe! A escuridão cobre a terra, e densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e a glória dele se vê sobre você.

³ As nações andarão à sua luz, e os reis, ao fulgor do seu alvorecer.

Isaías 60. 1-3
  1. O que o profeta Isaías afirma sobre a realidade dos povos sobre a terra? Qual é o significado e as implicações disso?

  2. Como podemos relacionar a afirmação de Isaías sobre os povos aos textos de 1Jo 5.19, 2Co 4.4 e Lc 8.12? Como esta informação nos é útil?

  3. Isaías inicia chamando o povo de Deus para se levantar. Por que e para que levantar? Como essas palavras nos afetam hoje?

  4. Existe um poder maligno que gera trevas que destrói, escraviza, oprime e gera sofrimento e morte em todas as nações, tribos e culturas. O que essa verdade deve gerar em nós, igreja que crê, ama e serve ao Senhor? Que tipo de comprometimento e envolvimento somos chamados para que todas as trevas se dissipem?

  5. Muitas vezes são coisas simples da vida que desviam crentes de terem uma vida focada na missão de sermos luz do mundo. Como isso pode acontecer conosco?