person standing in front of Milky Way startrail
person standing in front of Milky Way startrail

Um Reino grandioso

Um Reino grandioso

O Reino de Deus é maior do que pensamos. Ele vai muito além dos limites geográficos que conhecemos e imaginamos. Ele supera copiosamente as nossas expectativas. Sua extensão e realidade alcança até mesmo lugares e dimensões que nem conseguimos compreender.

Jesus, o Rei do Reino prometido, declarou aos seus discípulos que toda a autoridade já lhe foi concedida. O Reino já é real, e seu alcance, inimaginável. Ao homem Jesus, o Ressurreto, foi dada toda a autoridade pela Santíssima Trindade. Isso já é grandioso demais para nós: saber que hoje, no centro de toda a criação, reina um ser humano, aquele que venceu a morte. Em nome do Deus triúno, o Rei que desde o princípio foi anunciado pelos profetas, reina soberanamente sobre tudo e todos.

As palavras de Jesus não deixam dúvida: o seu reinado não é algo apenas para o futuro. Ele já reina! A autoridade absoluta já lhe foi entregue. Não há mais a antiga espera pelo Reino. Na verdade, ele chegou com a chegada do Cristo. Quando o pequenino Jesus descansava na manjedoura, o Reino de Deus já havia chegado com ele. A autenticidade do Rei foi ratificada definitivamente pelo Pai quando Jesus foi ressuscitado pelo Espírito Santo.

Alguns questionam dizendo que se o Reino de fato tivesse chegado na primeira vinda do Senhor não haveria o mal ao nosso redor, nem existiriam mais a injustiça, o sofrimento, a dor e a morte. O que não compreendem é que o Reino já veio, no entanto, em nossa realidade ainda não está em sua forma plena. O mal, apesar de já ter sido vencido na cruz de Cristo, ainda continua como um exército derrotado que insiste em lutar, em guerrilha, buscando causar muitos danos ao inimigo que o venceu. O Diabo já sabe que pouco tempo lhe resta, pois foi vencido. O Reino que já está entre nós, mas não de forma plena aos nossos olhos, no retorno de Cristo será implantado em sua totalidade. Então, já não haverá, nunca mais, o mal, a morte, o sofrimento, a corrupção, o pecado e a injustiça.

Jesus evidencia a amplitude do seu Reino: sobre todo céu e terra. Ou seja, todo o mundo, físico e espiritual, está debaixo do seu poder e autoridade. Algumas traduções, fundamentadas na teologia bíblica, até preferem dizer “sobre os céus” do que “sobre o céu”. Ou seja, o homem Jesus Cristo não reina apenas sobre o céu físico – onde voam as aves, estão as nuvens, planetas e estrelas – mas tem também toda autoridade nos céus espirituais – onde anjos e demônios lutam (segundo céu), e onde Deus habita (terceiro céu). Paulo, como já vimos noutra oportunidade, ensina-nos um pouco sobre os três céus.

Jesus, portanto, está nos dizendo que não há – no mundo físico nem no mundo espiritual – nada, ninguém nem nenhuma criatura que não esteja debaixo da sua soberania, do seu controle perfeito, justo e compassivo. Até mesmo os lugares mais sombrios, tanto na terra quanto nos céus, estão hoje debaixo do seu reinado e fazem parte do seu Reino.

Sim, existem lugares nos céus e na terra que ainda sofrem pela ação do mal que insiste em resistir à soberania do Rei. Existem sombras malignas em todos locais da terra e nos céus (primeiro e segundo céus). No entanto, quando o Senhor voltar glorioso do terceiro céu para tomar posse plena do seu Reino, o mal será por ele destruído. Toda dor, sofrimento, injustiça e morte ficarão para trás, já não existirão, nem mesmo como uma possibilidade ou opção.

A igreja é o povo que hoje reconhece e vive debaixo da autoridade do Rei. Mesmo em um mundo que resiste ao Rei e às leis, valores, ética, prioridades e verdades do seu Reino, a igreja segue com o propósito de viver submissa ao seu Rei e segundo os padrões esperados no seu Reino. A igreja vê aquilo que outros não conseguem: o reinado do Soberano. Ela, mesmo em meio às dificuldades da vida e lutando contra as sombras malignas que existem nela também, continua submissa ao Rei por amor e gratidão.

Vivamos hoje como cidadãos do Reino até que o nosso Salvador volte e se revele a todos como o eterno e justo Rei.


PESCA

Tema: Um Reino grandioso (Ensino)

  1. O que podemos dizer sobre a autoridade de Jesus Cristo hoje:

    1. Ele já reina ou reinará futuramente?

    2. Ele já tem autoridade total sobre toda a criação ou ela ainda é parcial?

  2. Quanto à amplitude do governo de Cristo:

    1. Existe algo, alguma situação, algum lugar ou alguma criatura que não esteja hoje debaixo do governo de Cristo Jesus?

    2. Se tudo e todos estão debaixo do seu governo, por que o mal afeta tantos em todos os lugares hoje?

  3. Que tipo de sentimento desperta em seu coração ao saber que o homem Jesus, aquele que morreu por você, por te amar, reina hoje sobre céu e terra?