Alguns versículos bíblicos são muito fortes em suas afirmações e ensinos. Alguns destes são exortações do Deus que tanto nos ama para que não tenhamos problemas graves no futuro quando nos encontrarmos face a face com o Juiz justo e eterno. Um destes versículos é:
Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
Mt 12.36
Somos sempre tentados a dizer tudo que queremos, a quem desejamos, quando escolhemos e onde estivermos. Comportamo-nos como se fôssemos os perfeitos juízes de todas as situações e sobre todas as pessoas, sempre com a opinião correta e com as palavras sábias, mesmo que elas venham a machucar e ferir outros, ou ainda, difamar e destruir vidas.
O que Jesus está dizendo com estas palavras vai muito além do contar mentiras, espalhar fake news, xingar outros ou usar palavras agressivas. Veja novamente o que está sendo condenado pelo Senhor neste versículo: (…) “os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado”. Ou seja,
Basta proferirmos palavras inúteis para sermos passíveis de condenação.
Mas o que são palavras inúteis? Não podemos mais brincar com os amigos e jogar conversa fora para relaxar? Não é isso.
Palavras inúteis são palavras que não trazem nada de bom, nenhuma forma de bênção para ninguém.
Brincar, jogar conversa fora com os amigos pode ser uma forma de abençoar, de levar alegria e aproximar pessoas. Por outro lado, se forem palavras sem sentido, que não tragam nada de bom para ninguém, corremos o risco de sermos condenados pelo uso delas naquele momento. Até mesmo porque se as palavras não trazem nada de bom, provavelmente elas trazem, mesmo que disfarçadamente, algo de ruim para alguma pessoa, seja uma mentira, uma malícia, uma maledicência ou algo que diminua alguém diante de outros.
O versículo na sequência deixa ainda mais claro a gravidade do falar de forma irresponsável qualquer palavra, para qualquer pessoa, em qualquer lugar, conforme desejamos:
Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado.
Mt 12.37
Muitas pessoas não se aguentam e acabam falando o que não deveriam simplesmente porque desejam desabafar, jogar aquele fardo que carregam nas costas de outros. Mas não podemos fazer assim. Falar mal de uns para outros ou usar palavras agressivas com aqueles que nos incomodam para nos sentirmos melhor não é algo aprovado pelo Senhor.
Ou usamos palavras que abençoam vidas de alguma forma ou é melhor ficarmos quietos e entregarmos o nosso fardo a Cristo somente.
Temos ainda o recurso de nos abrirmos com conselheiros espirituais maduros na fé e/ou psicólogos, mas nunca visando punir ou destruir outros.
Santifiquemos nossos lábios. Não nos deixemos levar pelos desejos do nosso coração imundo e pelas conversas inúteis a nós propostas diariamente.
Nossa Oração
Senhor, perdoa-me, pois meus lábios não têm sido santos. Tenho falhado em abençoar vidas pelas palavras, pelos comentários feitos aos amigos e conhecidos.
Não quero ser movido pelo meu coração pecador a falar mal daqueles que me agridem e maltratam, afinal, sou teu filho e, por isso, quero agir conforme o teu querer.
Livra-me de usar palavras inúteis que em nada abençoam outros. Quero que meus lábios sejam uma fonte de água límpida que leva vida e alegria por onde passa.
Trabalhe, Senhor, também em meu coração, pois os meus lábios falam daquilo que o meu coração está cheio.
Santifica-me, para tua honra e glória. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Deixe seu comentário: