A vida presente daqueles que estão em Cristo

A vida presente daqueles que estão em Cristo

20 Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido.

21 “O que você quer?”, perguntou ele.
Ela respondeu: “Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda”.

22 Disse-lhes Jesus:
“Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?”
“Podemos”, responderam eles.

23 Jesus lhes disse:
“Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai”.

24 Quando os outros dez ouviram isso, ficaram indignados com os dois irmãos.

25 Jesus os chamou e disse:

“Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
26 Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, 27e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; 28como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”
.

Mt 20.20-28

 

Para refletir:

  1. A esposa de Zebedeu, mãe de Tiago e João, aproximou-se corretamente de Jesus para pedir algo pelos filhos. Entretanto, ela errou em algo. Em que errou?

  2. Muitas vezes erramos por estar ao lado de Cristo, mas com o nosso coração ainda nos valores, prioridades e desejos do mundo. Por que os outros apóstolos se indignaram com Tiago e João? Pelo desejo errado deles ou porque desejam também aquela honra e glória? O que isso nos ensina sobre o coração humano?

  3. Jesus, entre os versículos 25 e 28, ensina-nos como deve ser no seu reino, ou seja, como nós, seus discípulos devemos ser hoje. O que esses versículos nos ensinam?

  4. Jesus disse à família de Zebedeu que eles não poderiam sentar nas posições de honra que pediram, pois cabe somente ao Pai determinar quem ocupará tais posições. Entretanto, Jesus lhes disse que beberiam do seu cálice. O que isso quer dizer? Como cumprir tamanho desafio?